Conexão Maker

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

2 participantes

    [RMXP]Tutorial Mapper

    FuckStyle
    FuckStyle
    Membro Ativo


    Mensagens : 49
    Level : 3
    Data de inscrição : 02/11/2011

    [RMXP]Tutorial Mapper Empty [RMXP]Tutorial Mapper

    Mensagem por FuckStyle Qua Nov 02, 2011 10:07 pm

    Mapeamento!


    Começando a criar mapas

    A melhor maneira de aprender a mexer no RMXP é aprendendo a criar mapas logo desde o início. Começaremos por entender que a primeira camada fica embaixo de todas as outras, ou seja, tudo o que estiver na primeira camada será sobreposto pela segunda e terceira camada. Até agora, muito simples.
    Nesta camada ficam as coisas básicas, como o chão e as paredes. Tente colocar uma árvore na primeira camada e veja o que acontece:

    [RMXP]Tutorial Mapper Tutoinicmap1

    Mas porque é que isso aconteceu? Porque o lugar da árvore não é aí, pelo simples fato de que por trás da primeira camada não existe nada a não ser a cor branca! Isso quer dizer que qualquer coisa que vá na primeira camada deverá preencher toda a cor branca: geralmente é o chão, a grama, a calçada, etc. Veja como o caminho de areia se encaixa perfeitamente. Ah, e quanto à árvore errada, sem problemas. Usaremos o botão Desfazer.

    [RMXP]Tutorial Mapper Tutoinicmap2

    Agora que já não temos aquela árvore ali errada, vamos tentar colocá-la na segunda camada.

    [RMXP]Tutorial Mapper Tutoinicmap3

    Ao entrar na segunda camada de mapeamento o seu mapa irá automaticamente ficar um pouco mais escuro. Isso acontece para que você possa visualizar melhor os objetos da camada atual, para os distinguir dos objetos das outras camadas. Mas passando à frente: vamos tentar colocar a árvore na segunda camada. Para isso selecione um tipo de árvore com a ferramenta Lápis.

    [RMXP]Tutorial Mapper Tutoinicmap4

    Assim treinamos o uso do Lápis e ainda treinamos o mapeamento. Continuando: clique no mapa e verá que a árvore surgiu perfeitamente, sem contorno branco. Parabéns! Deverá ficar mais ou menos assim:

    [RMXP]Tutorial Mapper Tutoinicmap5

    Como pode ver, tudo o que colocar na segunda camada de mapeamento ficará à frente do que está na primeira camada. Com a terceira camada acontece a mesma coisa: ela fica à frente da segunda e da primeira. Tentaremos agora colocar uma tenda à frente de uma árvore para você comprovar. Clique no botão Layer 3 (terceira camada de mapeamento) e veja como tudo o que estava na segunda camada escureceu. Coloque então uma tenda (ou algo parecido) à frente da árvore, usando a ferramenta Lápis.

    [RMXP]Tutorial Mapper Tutoinicmap6

    Veja como ela ficou à frente da árvore. Pronto. Você já sabe tudo o que é preciso saber sobre as camadas de mapeamento. Agora partiremos para um conceito geral de tilesets, o que é muito importante no jogo, se você não quiser ficar sempre fazendo mapas iguais.

    Comece criando um novo mapa. Para isso, vá ao local onde fica a lista de mapas do seu jogo (canto inferior esquerdo).

    [RMXP]Tutorial Mapper Tutoinicmap7

    O “TUTORIAL” não é um mapa, mas sim a pasta do seu jogo (no exemplo, TUTORIAL é o nome dado ao jogo). O “MAP001″ é o mapa onde fizemos as árvores e a tenda. Clique com o botão direito do mouse no seu mapa (“MAP001″, ou então o nome que você lhe deu) e escolha a opção Propriedades do mapa. Irá abrir uma pequena janela onde você poderá definir as propriedades do seu mapa, como, por exemplo, a música que irá rodar enquanto o personagem está nesse mapa, o tamanho total do mapa e também o tileset que você quer usar para criar o mapa.
    Nós não queremos mais mexer neste primeiro mapa. Vamos criar um novo. Para isso clique na pasta do seu jogo (neste caso, na pasta “TUTORIAL”) e escolha a opção Criar novo mapa. A seguinte janela se abrirá:

    [RMXP]Tutorial Mapper Tutoinicmap8

    Na imagem, estão assinadalas a caixa onde se escolhe o tileset e também as caixas de Largura e Altura do mapa. Isto será essencial para as próximas etapas. Em Largura e Altura você define quantos quadrados horizontais e verticais, respectivamente, seu mapa terá. Escolha para iniciar um mapa de 20 de largura e 15 de altura (esse é o tamanho mínimo permitido pelo RMXP). Agora vamos escolher um novo tileset. Um tileset é um conjunto de gráficos que você poderá utilizar para formar o seu mapa (exemplos disso: árvores, casas, janelas, etc). Aqui, trocaremos o tileset para o que tem o nome de Cidade do Campo 2, confirmando em OK.
    Comece então por criar o chão e as paredes, usando os autotiles (gráficos que podem ser várias vezes repetidos no mapa, facilmente, e completam suas bordas automaticamente) e os gráficos do próprio tileset. Tente fazer algo parecido com isso:

    [RMXP]Tutorial Mapper Tutoinicmap9

    Observação: Para fazer aquele fundo preto em volta do chão e das paredes usa-se este autotile:

    [RMXP]Tutorial Mapper Tutoinicmap10

    Podemos observar que construímos muito mais do que o chão: também as paredes e bordas da casa. Tudo na primeira camada, sem que fiquem partes brancas. Coloque alguns objetos na casa (na segunda e terceira camada) e você terá um belo exemplo de como construir uma casa por dentro. E você tem 50 tilesets diferentes para experimentar (no RTP, sem contar os novos que você pode inserir no RMXP)! Com um pouco de treino você poderá fazer lindos mapas, usando todos eles.

    Se ainda tiver alguma dúvida, visite o nosso fórum. Aqui fica o mapa que estávamos fazendo, para você ver o resultado final e, quem sabe, aprender com ele.

    Primeira camada de mapeamento
    A base de todo o mapa: chão, paredes, etc.

    [RMXP]Tutorial Mapper Tutoinicmap11

    Segunda camada de mapeamento
    Camas, armários, mesas, lareira e alguns detalhes como roupas penduradas e outras coisas.

    [RMXP]Tutorial Mapper Tutoinicmap12

    Terceira camada de mapeamento
    Tudo o que ficará por cima dos objetos da segunda camada, como uma vela em cima de uma mesa, um livro sobre a estante e outras coisas.



    Se gostou do tutorial de creditos ah:

    FuckStyle

    Mundo RPG Maker

    Mas se nao gostou , de creditos mesmo assim;)



    Breve Tutorial EEB
    DarkFox
    DarkFox
    Membro Ativo


    Mensagens : 20
    Level : 6
    Data de inscrição : 01/11/2011
    Localização : System32

    [RMXP]Tutorial Mapper Empty Re: [RMXP]Tutorial Mapper

    Mensagem por DarkFox Qui Nov 03, 2011 1:55 am

    Belo tuto mano, pena que ja sei tudo e.e
    FuckStyle
    FuckStyle
    Membro Ativo


    Mensagens : 49
    Level : 3
    Data de inscrição : 02/11/2011

    [RMXP]Tutorial Mapper Empty Re: [RMXP]Tutorial Mapper

    Mensagem por FuckStyle Qui Nov 03, 2011 2:01 am

    Very Happy Sim, é para os iniciantes e.e

    o RMXP foi minha primeira engine =D

    Conteúdo patrocinado


    [RMXP]Tutorial Mapper Empty Re: [RMXP]Tutorial Mapper

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 11:30 am