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    Mensagem por FuckStyle em Qua Nov 02, 2011 10:17 pm

    Eventos!


    Conhecendo o editor de eventos

    Em qualquer jogo é indispensável o uso de eventos. Seja para criar uma vendedora de poções, uma porta de uma casa ou qualquer outra coisa; você terá sempre que usá-los. Então vamos aprender a mexer com eles!

    Na quarta camada de mapeamento (camada para eventos) clique duas vezes num quadrado qualquer do mapa e uma janela irá aparecer. Vejamos para que serve cada parte dela.


    Lá em cima é o local onde será colocado o nome do evento, opcional (é útil para você indentificá-lo mais facilmente, mais tarde). Comecemos então por conhecer os botões do topo:


    1. Nova Página: Cria uma página nova dentro do mesmo evento, para executar novas operações. É como se você tivesse dois ou mais eventos em um só.
    2. Copiar Página: Copia a página atual para que depois possa ser colada uma igual.
    3. Colar Página: Cola uma página copiada.
    4. Deletar Página: Remove a página que está sendo vista.
    5. Limpar Página: Limpa a página atual por completo, deixando ela vazia.

    Agora, dentro das Condições do Evento, temos as seguintes opções:


    1. Switch [X] ON: O evento só irá aparecer e fazer efeito no mapa caso a switch X esteja ligada.
    2. Switch [X] ON: Serve para o mesmo que a opção acima.
    3. Variável [X] Maior/Igual que: O evento só irá aparecer e fazer efeito no mapa caso a variável X seja maior ou igual a um determinado valor.
    4. Switch Local [X] ON: O evento só irá aparecer e fazer efeito no mapa caso a switch local X esteja ligada.

    Se você não entendeu nada desta parte, não se preocupe; isto será explicado mais detalhadamente em uma próxima parte do tutorial de iniciantes.

    Mais abaixo temos o Gráfico (clique duas vezes na caixa e escolha o gráfico do evento), o Movimento, as Opções e o Iniciar Quando, do evento.
    Comecemos pelo Movimento:


    1. Tipo: Aqui você escolhe o tipo de movimento que o evento irá ter. Se quer que ele ande pelo mapa aleatoriamente, escolha Aleatório. Se não quer que ele ande, escolha Fixo. Pode também escolher uma rota pré-definida para ele, dentre outras opções.
    2. Velocidade: Escolha aqui a velocidade com que o evento se movimentará no mapa.
    3. Frequência: Aqui você define a frequência com que o personagem se movimentará no mapa, “dará passos”. Se quer que ele fique andando sem parar, defina Altíssima. Se quer que ele só dê uns passos de alguns em alguns segundos, defina aqui uma frequência baixa.

    Nas Opções podemos ver:


    1. Animação (Mov.): Marque esta opção se quiser que o evento mude a sua animação ao movimentar-se.
    2. Animação (Fixa): Marque esta opção se quiser que o evento esteja sempre mudando a sua animação mesmo quando está parado.
    3. Direção Fixa: Se marcar esta opção, o evento ficará sempre na mesma posição, sem mudar a animação, quer ande, quer não.
    4. Atravessar: Marque esta opção para que o evento possa atravessar tudo o que está no mapa, incluindo os objetos não-atravessáveis.
    5. Alta Prioridade: Se marcar esta opção, o evento irá aparecer por cima de todo o resto que está no mapa. Irá sobrepor-se a tudo. Esta opção é útil para criar aves, que voarão por cima de casas e outros objetos.

    E, por fim, no Iniciar Quando, temos:


    1. Pressionar tecla: O evento só irá fazer o que você programou nos Comandos de Evento quando o jogador interagir com ele, pressionando a tecla de ação (C; ENTER; Barra de espaços).
    2. Ao Tocar Herói: Com esta opção marcada, o evento irá fazer o que você programou nos Comandos de Evento quando o jogador encostar nele.
    3. Ao Tocar (Evento): Esta opção permite que o evento faça o que você programou assim que o jogador toque nele e também quando ele toque no jogador. É quase o mesmo que o “Ao Tocar Herói”, com esta pequena diferença.
    4. Início Automático: O evento irá fazer a ação programada no instante em que o jogador entrar no mapa em que ele se encontra. Ele irá agir antes de todo o resto, chegando até mesmo a bloquear o movimento do personagem.
    5. Processo Paralelo: O evento irá agir da mesma maneira que no “Início Automático”, ou seja, no momento em que você entra no mapa em que o evento se encontra. Porém, com esta opção, o evento vai agindo ao mesmo tempo que todos os outros, não bloqueando o movimento no personagem, por exemplo.

    Sem dúvida a parte mais importante dos eventos são os Comandos de Evento. Como usar cada um deles abaixo:













    Conhecendo todos eles

    Esta é a parte mais importante de um evento, pois é aqui que o evento ganha vida, ou seja, é aqui que se define o que o evento vai ser e fazer dentro do mapa. Para começar, clique duas vezes na primeira linha (a que está a azul na imagem abaixo) dos Comandos de Evento.


    Uma janela com três abas irá aparecer. Nessa janela você tem inúmeras opções para escolher. Veremos primeiro todos os comandos disponíveis na 1ª aba.


    1. Mostrar mensagem: O evento mostrará na tela do jogo uma mensagem que você escreveu.
    2. Mostrar escolhas: Mostrará uma tela com quatro ou menos escolhas possíveis, que você terá de predeterminar para o personagem escolher (e cada escolha levará a outras ações, programáveis).
    3. Armazenar número: Armazenará um número que poderá ser usado de inúmeras maneiras com variáveis e switches.
    4. Opções de Mensagem: Aqui você define onde é que a sua mensagem irá aparecer, e se ela irá aparecer com ou sem a windowskin.
    5. Definir teclas: Define uma variável que será usada pressionando-se uma tecla no momento em que aquele evento acontecer. É um pouco complicado: recomenda-se a um iniciante que primeiro aprenda como funcionam switchs e variáveis (são explicados nas próximas partes do tutorial de iniciantes).
    6. Esperar: Coloca um tempo de espera entre ações do evento, ou entre ações do personagem. Dica: 20 frames = 1 segundo.
    7. Comentário: Deixe aqui um comentário qualquer que você queira. Isso não afeta em nada o evento. É só para você colocar lá algumas notas, para não se esquecer do que quer fazer, ou do que já fez. Por vezes, alguns scripts também usam os comentários para definir ações (especialmente os sistemas de batalha).
    8. Condições: Uma das coisas mais importantes nos eventos. Uma condição determina se um evento vai acontecer ou não, dependendo do que já aconteceu antes, então isso pode ser muito usado. Exemplo: para abrir uma porta, é necessário ter o item “chave”, ou para seguir por uma floresta, é necessário possuir nível 10, etc.
    9. Ciclo: Aqui você pode criar um ciclo que vai repetindo todos os comandos que estejam dentro dele, até que seja interrompido.
    10. Romper ciclo: Serve para terminar com um ciclo.
    11. Parar Evento: Serve para fazer com que um evento pare de acontecer.
    12. Apagar evento temporário: Esta opção faz com que o evento deixe de agir no mapa.
    13. Evento Comum: Inicia um Evento Comum que você previamente configurou no Database/Banco de Dados (F9).
    14. Label: Serve para você marcar o início de uma sequência de comandos.
    15. Ir para Label: Vá para o Label que anteriormente configurou.
    16. Opções de Switch: Ativa ou desativa uma switch.
    17. Opções de Variável: Aqui você define uma variável.
    18. Controle de Switch Local: Ativa ou desativa uma switch local do evento.
    19. Operações de tempo: Serve para iniciar uma contagem regressiva na tela para que aconteça alguma coisa quando ela acabar, ou para parar uma contagem regressiva já iniciada.
    20. Mudar dinheiro: Aumenta ou diminui o dinheiro do personagem.
    21. Mudar Itens: Adiciona ou retira um item do personagem.
    22. Mudar Arma: Adiciona ou retira uma arma do personagem.
    23. Mudar Armadura: Adiciona ou retira uma defesa (elmo, escudo, armadura, acessório) do personagem.
    24. Mudar Grupo: Adiciona ou remove uma pessoa do seu grupo.
    25. Mudar Gráfico do Sistema: Altera a windowskin.
    26. Mudar BGM de batalha: Muda a música que será tocada quando uma batalha começar.
    27. Mudar ME de batalha: Muda o som que dá quando uma batalha termina com vitória sua.
    28. Opção de Save: Permitir ou proibir que o jogador salve o jogo.
    29. Opção de Menu: Permitir ou proibir que o jogador entre no menu.
    30. Opção de Encontros: Permitir ou proibir que o jogador encontre batalhas.

    Vejamos agora a 2ª aba de comandos:


    1. Teletransporte: Leva o seu personagem para outro mapa, ou para outro local do mesmo mapa.
    2. Posição de evento: Altera a posição de um evento.
    3. Movimento da tela: Movimente a tela, independentemente do local onde o personagem se encontra.
    4. Opções do Mapa: Defina aqui o panorama, a névoa e até mesmo o fundo de batalha que será usado neste mapa.
    5. Tom da Névoa: Altere aqui a cor que a névoa irá ter neste mapa.
    6. Opacidade da Névoa: Altere a transparência da névoa.
    7. Mostrar Animação: Mostra uma animação anteriormente configurada no Database/Banco de Dados (F9), no personagem ou num evento.
    8. Mudar Transparência: Muda a transparência de seu personagem, para ficar totalmente invisível ou voltar ao normal.
    9. Mover Evento: Movimenta o personagem ou um evento sozinho pelo mapa. Para além de o mover, pode fazer muitas outras coisas, como saltar, mudar de direção, mudar de gráfico ou opacidade, etc.
    10. Esperar Fim do Movimento: O evento irá esperar que o comando de “Mover evento” acabe, para que só depois avance para os próximos comandos.
    11. Preparar Transição: Prepara uma transição que ocorrerá.
    12. Executar transição: Executa uma transição.
    13. Cor da Tela: Muda a cor da tela para a cor escolhida.
    14. Efeito Flash: Dá um efeito de Flash na tela com a cor escolhida durante o tempo determinado. Dica: 20 frames = 1 segundo.
    15. Efeito tremor: Treme a tela com a força, velocidade e duração determinadas por você.
    16. Mostrar imagem: Mostra uma imagem na tela de acordo com as coordenadas X e Y que você definir. Dica: X = Horizontal; Y = Vertical.
    17. Mover imagem: Move uma imagem previamente posta na tela, para outra posição.
    18. Girar Imagem: Gira uma imagem previamente posta na tela.
    19. Tonalidade da imagem: Muda a tonalidade da imagem previamente posta na tela.
    20. Deletar Imagem: Apaga uma imagem que esteja na tela.
    21. Opções de Clima: Altera o clima do mapa para: tempo limpo, chuva, tempestade ou neve.
    22. Reproduzir BGM: Reproduz uma música que esteja na pasta BGM.
    23. Parar BGM: Faz parar uma BGM que esteja tocando.
    24. Memorizar BGM / BGS: Memoriza a BGM e a BGS que estão tocando.
    25. Reproduzir Memorizados: Reproduz a BGM e a BGS anteriormente memorizadas.
    26. Reproduzir ME: Reproduz um som que esteja na pasta ME.
    27. Reproduzir SE: Reproduz um som que esteja na pasta SE.
    28. Parar SE: Faz parar uma SE que esteja tocando.

    Por fim, vejamos o que nos aguarda na 3ª aba:


    1. Iniciar Batalha: Inicia uma batalha com os monstros que você escolher.
    2. Inserir Loja: Abre uma loja com os itens, armas e armaduras que você decidir vender.
    3. Inserir nome do Herói: Este comando permite ao jogador inserir um nome costumizado para o seu personagem.
    4. Mudar HP: Aumente ou diminua o HP de um certo personagem ou de todo o grupo.
    5. Mudar MP: Aumente ou diminua o MP de um certo personagem ou de todo o grupo.
    6. Mudar Status: Altera o status de um certo personagem ou de todo o grupo, para um status anteriormente configurado no Database/Banco de Dados (F9).
    7. Curar Tudo: Cura completamente todo o grupo ou um personagem específico.
    8. Mudar EXP: Aumenta ou diminui a experiência de um personagem específico ou de todo o grupo.
    9. Mudar Nível: Aumenta ou diminui o nível de um personagem específico ou de todo o grupo.
    10. Mudar Parâmetros: Altera os parâmetros (HP máxima, MP máxima, Força, Destreza, Agilidade, Inteligência) de um personagem ou de todo o grupo.
    11. Mudar Habilidades: Aqui você pode fazer com que um personagem aprenda, ou perca uma habilidade anteriormente configurada no Database/Banco de Dados (F9).
    12. Mudar equipamento: Muda os equipamentos do seu personagem.
    13. Mudar nome do Herói: Altera o nome do Herói para um que você define aqui no evento.
    14. Mudar Classe: Altera a classe do personagem.
    15. Mudar Gráfico do Herói: Altera o character e/ou o battler de um personagem.
    16. Mudar HP do inimigo: Aumente ou diminua a HP de um certo inimigo.
    17. Mudar MP do inimigo: Aumente ou diminua a MP de um certo inimigo.
    18. Mudar Status do inimigo: Altera o status de um certo inimigo para um status anteriormente configurado no Database/Banco de Dados (F9).
    19. Curar Inimigo: Cura completamente um inimigo.
    20. Aparição Inimiga: Faz aparecer um certo grupo de inimigos.
    21. Transformação Inimiga: Aqui você define se o inimigo vai se transformar em outro inimigo, anteriormente configurado no Database/Banco de Dados (F9).
    22. Mostrar animação: Mostra uma animação no inimigo ou no herói.
    23. Receber Dano: Atribua dano (perca de HP) a um personagem ou inimigo.
    24. Forçar Ação: Esta opção força o seu personagem ou um dos inimigos a fazer alguma coisa, seja atacar, fugir, defender ou esperar.
    25. Parar Batalha: Faz parar a batalha em curso, interrompendo-a.
    26. Chamar Menu: Abre o menu, automaticamente.
    27. Chamar Menu de Save: Chama o menu de save, onde você poderá salvar o jogo.
    28. Game Over: Chama a tela de Game Over, ou seja, o jogo acaba.
    29. Voltar à Tela Título: Volta à tela inicial, onde diz: “Novo jogo”, “Continuar” e “Sair”.
    30. Chamar Script: Aqui você coloca comandos em RGSS para fazer qualquer coisa. Para isso você precisa saber programar em RGSS.

    E assim acabamos de ver todos os Comandos de Evento.

      Data/hora atual: Qui Jul 19, 2018 11:03 am